2
1

EIXOS
TEMÁTICOS
HISTORIOGRAFIA, IDEÁRIOS E REGIMES DE HISTORICIDADE
Esse eixo se dedica à discussão da historiografia da cidade, do urbano e do urbanismo buscando refletir sobre as abordagens, as teorias e metodologias do fazer historiográfico, os regimes de historicidade, os agentes, as redes intelectuais e profissionais que conformam o saber urbanístico, as práticas historiográficas transdisciplinares, os conceitos mobilizados, as perguntas formuladas, as tensões e embates na constituição do campo.
PRÁTICAS, PROCESSOS E INSTITUCIONALIDADES
Esse eixo busca contemplar trabalhos que abordam as práticas no espaço urbano em suas múltiplas dimensões e escalas; as relações entre as concepções, as ações urbanísticas e as dinâmicas urbanas; as permanências/ transformações do urbano e da cidade, o papel dos agentes e suas institucionalidades na produção do espaço, os usos e apropriações do espaço urbano em suas múltiplas dimensões; Discussão intra-campo.
3
CIDADE, POLÍTICA E CULTURA
Discutir a cidade a partir de conceitos e imagens transdisciplinares que apontam para perspectivas sensíveis e políticas outras que podem representar afinidades com o presente. Investigar os modos contra-hegemônicos de urbanização que operam em campo ampliado, buscando meios e modos de pesquisar, intervir, tensionar e disputar o espaço.
4
MEMÓRIA, REPRESENTAÇÕES, ARQUIVOS
Esse eixo de dedica à discussão e reflexão sobre as utopias da modernização, as lutas urbanas e insurreições, o passado e futuro da mineração, os patrimônios e as iconografias, cartografias, documentos e arquivos.


17. SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO